Filarmônica 15 de Novembro abre desfile da semana cívica no Cabo

A Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense abriu, neste domingo (03/09), o desfile em comemoração a Semana da Pátria no Cabo de Santo Agostinho. Cerca de mil estudantes de 22 escolas municipais e particulares, além de tradicionais bandas marciais abrilhantaram à tarde em Ponte dos Carvalhos, na Rua Petronilo Capistrano, por onde passaram as escolas. O tema deste foi “Cabo de Santo Agostinho: Riquezas Naturais, Sustentabilidade e Inclusão Social”.

Para o prefeito Lula Cabral, que acompanhou todo o evento do palco oficial, o desfile cívico mantém vivo os símbolos pátrios. “O resgate dos valores esquecidos, do amor à pátria, o orgulho em representar sua escola são questões que devemos incentivar nos jovens”, disse Lula Cabral.

O evento foi acompanhado pelo deputado estadual, Everaldo Cabral, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições comerciais do Cabo.

A secretária de Educação, Sueli Nunes, destacou a importância em manter viva a tradição dos desfiles na cidade. “Temos que incentivar o patriotismo em nossos alunos. As escolas estão de parabéns pelas apresentações”, ressaltou a secretária.

Um público de aproximadamente mil pessoas prestigiou os 2,5 quilômetros de desfile. Após a apresentação da Filarmônica 15 de Novembro, foi a vez das escolas municipais, na maioria, formada por estudantes do ensino fundamental I. Algumas trouxeram subtemas que trataram de questões indígenas e folclore. Também houve destaque para as belezas naturais do município, como as praias e monumentos históricos, a exemplo da Escola Municipal Dr. Eudes Sobral, que destacou o litoral.

O Centro Educacional Infantil (CEI) Santo Estevão arrancou aplausos com sua banda mirim. Na comissão de frente, a criançada reuniu o frevo, capoeira e o São João como elementos que representam a riqueza da cultura nordestina.

BANDAS – As bandas marciais proporcionaram um espetáculo à parte. As evoluções da comissão de frente, coreografias e bandas animaram a plateia. O repertório apresentado foi do tradicional, Gospel até as músicas atuais, como “Despacito”. Este ano, os desfiles foram descentralizados para garantir uma maior participação de escolas e demais instituições. Ao todo, 51 escolas participarão da semana cívica, que prossegue nesta quinta-feira (7/09), com a apresentação de 37 escolas no Centro da Cidade e no dia 10, em Jussaral.

 

Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Foto: Naftali Emídio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow