Campanha Nacional de Multivacinação começa dia 11 de setembro

Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer aos postos de saúde do município, no período de 11 a 22 de setembro, para atualizar a situação vacinal. A convocação da Secretaria de Saúde faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que pretende ampliar em todo o País, a cobertura nesta faixa etária. O Dia “D” da vacinação será 16 de setembro, quando acontecerá uma mobilização em todos os postos de saúde municipal.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Farias Gama, o objetivo é atender o maior número possível de crianças e adolescentes com vacinação incompleta. O atual calendário de vacinação dispõe de 14 tipos de vacina para o público infantil e cinco para o adolescente. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação”, enfatiza Maria Eugênia Gama.

O público infantojuvenil deve comparecer de 8h às 17h nos serviços de saúde, levando a carteira de vacinação para que os profissionais avaliem se há alguma dose que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas. Na ocasião serão oferecidas as vacinas de rotina como BCG, Hepatite A, DTPA (difteria, tétano e coqueluche acelular) e tríplice viral

EXCEÇÃO – Em algumas situações é recomendado adiar a vacinação: a exemplo de doenças febris graves; uso de medicamentos com corticoides por um período superior a 14 dias; pessoas que estão usando imunoglobulinas ou sangue e derivados. Se houver dúvidas quanto ao estado de saúde, o ideal é procurar informar-se no dia da vacinação.

Texto: Ana Cristina Lima/ Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *