Cuidados com a higiene do seu animal de estimação

Ter um bichinho de estimação requer mais do que dar água, comida, brincar e levar para passear.

As condições de limpeza dele também fazem toda a diferença na sua saúde, e a higiene animal tem de ser um hábito diário. Do básico, como o banho, até aos mais elaborados, como cuidar dos dentes e o combate às pulgas, é dever do dono cuidar bem da higiene animal. Para falar sobre esse assunto, convidamos o Veterinário Dr. Altaí Barros, ele que está a mais de 37 anos cuidando dos bichanos.

Sindilojas – A partir de que idade deve começar a higienização do pet?
Dr. Altaí Barros –  após o desmame (cerca de 45 dias) o cãozinho já tem condições de tomar banhos. Caso não apresente ectoparasitos (carrapatos, pulgas, etc) deve usar um sabonete neutro feito de produtos naturais conjuntamente com um shampoo que controle fungos na pele. Caso haja ectoparasitos, então deve-se buscar um professional com experiência constatada para analisar qual melhor produto usar nos banhos. Os banhos no caso dos gatos podem ser iniciados a partir dos 2 meses de idade e não ter como preferência o desmame.

Sindilojas – Com que frequência devem ser os banhos?
Dr. Altaí Barros – Acima de 3 dias a escolha do proprietário. (Nunca abaixo de 3 dias entre um banho e outro).

Sindilojas – Durante o banho, que partes do animal merece uma atenção especial?
Dr. Altaí Barros – Nesta ordem: Ouvidos, olhos e boca. Tomar cuidado com eles.

Sindilojas – O surgimento de pulgas tem a ver com a higienização do animal?
Dr. Altaí Barros – O surgimento não, mas a manutenção, sim.

Sindilojas – E quanto a escovação dos dentes, quais os procedimentos? E com que frequência?
Dr. Altaí Barros – Usar escova macia, pasta adequada indicada pelo veterinário medico clínico com experiência e acostumar desde pequenos a escovar ao menos uma vez ao dia. Quase igual aos seres humanos.

Sindilojas – É possível cortar as unhas do pet ou isso é apenas para profissionais?
Dr. Altaí Barros – Sempre melhor um profissional experiente, seja médico veterinário ou tosador. Afinal, “ Nós sabemos que eles são da família”.

Vale ressaltar que a falta de higiene é a causa de muitas doenças que acometem o bichinhos de estimação e pode transmitir doenças para seus donos e para todos em casa, crianças e adultos. Então, na hora de escolher um animalzinho de estimação, junto com a vontade e a alegria um item é indispensável: Responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow