Prefeitura do Jaboatão lança projeto Passeio Limpo

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quinta-feira (5), mais uma ação pioneira no estado de Pernambuco. Integrante do programa Bem Estar Animal, o projeto Passeio Limpo instalou em duas das principais vias do município (Avenida Bernardo Vieira de Melo e Avenida Beira Mar) 100 pontos de distribuição de saquinhos biodegradáveis, feitos de cana-de-açúcar, para o recolhimento de fezes de animais domésticos. A iniciativa, promovida por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, é uma ação preventiva que visa diminuir a sujeira nas ruas e na prevenção de doenças.

Coordenador do Bem Estar Animal, o veterinário Bruce Lins explicou que, além de provocar mal-estar por conta do odor desagradável, as fezes deixadas nos locais públicos podem transmitir doenças à população e a outros animais. Ele frisou, ainda, que os sacos disponibilizados reduzem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera – gás associado ao efeito estufa – e que o projeto, por se tratar de uma parceria com a iniciativa privada, não trará ônus aos cofres públicos nem à população.

“A parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa e uma das mais comuns”, alertou Bruce. “O vírus, que em muitos casos pode ser fatal, é particularmente perigoso para filhotes e causa vômitos, diarreia e imunossupressão. A preguiça de alguns donos de animais pode ser danosa até para crianças, já que, normalmente, por não terem noção de segurança adequada, acabam tocando em areia ou grama, que podem estar contaminadas”, acrescentou.

A ideia é simples: para ajudar os “esquecidinhos”, postes abastecidos com sacolinhas e latas de lixo foram implantados ao longo da orla de Piedade e Candeias e na Avenida Bernardo Vieira de Melo. De acordo com o gerente da Semag, Bruno Lavareda, os totens não devem ser vistos como uma medida punitiva, mas, sim, como um trabalho de informação. “Todos os dias, teremos fiscais que estarão responsáveis por reabastecer cada ponto de coleta. Nossa intenção não é punir quem não recolhe, mas mostrar que não há desculpa para não recolher”, pontua.

Foto: Chico Bezerra/PJG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow