Idosos devem se inscrever no Cadúnico até 31 de dezembro

Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), agora deverão estar inscritos no Cadastro Único – Cadúnico, até 31 de dezembro. O benefício que é disponibilizado para o idoso a partir de 65 anos tem o valor de um salário mínimo e para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único.

Para receber o benefício, o responsável pela pessoa idosa deve comprovar a baixa renda. O idoso precisa comprovar ter 65 anos ou mais (não sendo necessário ter contribuído com a Previdência); a família do idoso deve estar inscrita e manter os dados atualizados no Cadastro Único, sempre que houver mudanças na família ou no período máximo a cada dois anos.

Na hora de se cadastrar, o responsável pela família, deve procurar um posto do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família ou procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ele deve ter mais de 16 anos e não precisa ser beneficiário do BPC.

Além de manter o BPC, a inscrição no Cadastro Único permite acesso a vários outros programas sociais, como a Tarifa Social de energia elétrica e a carteira do idoso. O responsável pela família deverá procurar o posto de cadastramento ou o CRAS no mês do aniversário do idoso, caso já tenha passado, o cadastro já pode ser feito.

com informações da Secom Cabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *