Domênico Accetta é o novo presidente do CAP Suape

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Domênico Accetta, é o novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Suape. Accetta tomou posse na manhã desta quinta-feira (07/6) e presidiu a sua primeira reunião no colegiado. O presidente, indicado pelo MTPA, é engenheiro civil e substitui Eduardo Nina, coordenador Geral de Projetos, Operação e Manutenção da Secretaria Nacional de Portos, que presidiu o conselho por mais de um ano.

“Seremos um braço muito forte nas discussões técnicas sobre as necessidades de infraestrutura do Porto de Suape. Vamos discutir projetos e recursos necessários para aumentar a eficiência portuária”, comentou Domênico. Outros dois conselheiros também tomaram posse no CAP, ambos funcionários da Receita Federal do Brasil. Foram empossados Luiz Carlos Souza, inspetor da Alfândega do Porto de Suape, como titular; e Marcelo Cerqueira, auditor fiscal, como suplente.

O vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto, que também é membro do CAP, deu as boas-vindas aos novos conselheiros. Sobre a gestão de Domênico, disse ter certeza que “será uma atuação muito profícua, já que comanda o INPH, que é uma das instituições mais importantes do setor portuário e sua expertise vai agregar muito aos projetos em discussão no CAP”.

Finalizando a pauta da reunião, o coordenador de Operações Portuárias de Suape, Felipe Fonseca, apresentou o resultado da movimentação de cargas de abril passado. Houve um crescimento de 20% em relação ao mesmo mês de 2017. Passaram pelo Porto 1.968.200 toneladas de cargas no quarto mês deste ano.

Sobre o CAP

O Conselho da Autoridade Portuária (CAP) é um órgão consultivo da administração do porto, instituído em todos os portos organizados por força do art. 20 da Lei n° 12.815, de 5 de junho de 2013, com as competências fixadas no art. 36 do Decreto nº 8.033, de 27 de junho de 2013. É composto por três grupos: poder público, empresários e trabalhadores portuários, que possuem membros titulares e suplentes, reunindo-se periodicamente para sugerir políticas ao porto.

com informações de Suape
Foto: Grace Souza/Suape

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *