Profissionais da rede municipal de ensino do Cabo iniciam jornada de qualificações

Por: Redação CLICPOSITIVO

 

Na última quarta-feira teve início o processo de qualificações através de cursos para os profissionais da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho. São ofertados 80 cursos com temas relacionados ao desenvolvimento da metodologia de educação emocional e social. A ação, que é voltada aos educadores, técnicos e profissionais da rede municipal de ensino, acontecerá até o mês de outubro, envolvendo cerca de 2 mil pessoas.

No primeiro encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação com Educadores de Linguagens e Artes, foi abordado a temática “A escola do século XXI: saberes e competências”. Entre os pontos destacados, foi discutido sobre a concepção da escola, o ensinamento da condição humana e a complexidade do processo educacional.

Até outubro, vários serão os temas apresentados aos participantes como forma de nortear o desenvolvimento da educação socioemocional no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz, a exemplo de regulação emocional, comunicação não violenta, os desafios da juventude, educação inclusiva, entre outros.

Com a educação socioemocional é possível prevenir situações de estresse, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, por meio do desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação. Atualmente, cerca de 30 mil alunos do município são contemplados com esse trabalho, sendo eles do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

 

*Crédito: (Foto – Anderson Souza)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *