Em alusão ao Setembro Amarelo, Secretaria Municipal de Saúde do Cabo realiza II Jornada sobre Suicídio

Por: Redação CLICPOSITIVO

 

A II Jornada sobre Suicídio do Cabo de Santo Agostinho se iniciará na próxima segunda-feira (10), com objetivo de alertar questões relacionadas à prevenção do suicídio. A ação segue até o dia 27 de setembro, onde discutirá em palestras e rodas de conversa, o tema “Promoção à saúde, valorização da vida”.

Destacando os principais fatores que levam à autodestruição, a viralização de jogos virtuais para crianças e adolescentes será um dos principais assuntos abordados. No Brasil, os números preocupam os médicos. Diariamente, pelo menos 30 casos são registrados.

Segundo o psicólogo, Wandeilton França, o ponto de partida para os casos de suicídio são muitas vezes motivados através da internet. “Hoje, a tecnologia facilita o acesso ao mundo virtual e os sujeitos que estão por trás dela, por vezes, fazem o uso de maneira inadequada. Devemos pensar que o assunto é de responsabilidade de toda a sociedade, e não somente dos pais ou da escola, pois juntos, podem identificar os possíveis casos de suicídio”, afirmou.

O município do Cabo dispõe do Ambulatório Municipal de Saúde Mental e de três unidades do Centro de Tratamento Psicossocial (CAPS), que atualmente atende cerca de 100 crianças, mas estão sempre realizando o suporte necessário para a população.

 

SETEMBRO AMARELO – O mês de setembro é marcado pelo ‘Setembro Amarelo’, campanha de prevenção do suicídio. E atualmente, a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país. Introduzida no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha ocorre durante todo o mês e visa valorizar a vida e conscientizar a sociedade a respeito do suicídio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *