Entrevista: Celebrer fala da importância de contratar um cerimonial para o seu evento

Por: Redação CLICPOSITIVO

 

Organizar um casamento ou uma festa de 15 anos, não é tarefa fácil. São muitos detalhes: local, buffet, vestido, convites, foto, filmagem, prazos a cumprir, orçamentos (…) Tudo isso com o nervosismo e ansiedade que são comuns aos noivos/aniversariantes nos dias que antecedem o tão esperado momento. Chega um momento em que surgem dúvidas e a correria fica intensa. Então, que tal um profissional para ajudar nisso tudo? É o cerimonialista que pode tranquilizar e auxiliar os noivos e as debutantes em tudo, atuando como um verdadeiro anjo da guarda.

Além de ajudar em cada etapa de preparação, a cerimonialista é a responsável por definir e orientar todos os convidados no cerimonial, que nada mais é que o protocolo da cerimônia e da festa. Atuando no mercado de eventos do Cabo de Santo Agostinho, a Celebrer organiza os principais casamentos e festas da cidade. Assim, conversamos com Sherli, uma das sócias da empresa e contamos com a colaboração de Tãmara Layza, e no decorrer da nossa entrevista você vai entender melhor o trabalho deste profissional, conhecer um pouquinho da história do cerimonial e ver como ele é organizado até hoje.

 

CLIC: Em que consiste o trabalho do cerimonialista em uma festa de casamento?

Sherli: O trabalho de um cerimonialista vai além da recepção dos convidados, somos responsáveis pela organização através de um roteiro pré-definido com os noivos antes do evento, e por fazer com que todo esse roteiro seja seguido. Também somos conhecidos como assessor ou organizador de eventos. Costumamos falar que uma boa equipe de cerimonial é a tranquilidade tanto dos noivos quanto da família de ambos. O cerimonial Celebrer pelo menos, trabalha de duas formas: assessoria completa que orienta a noiva desde o início em relação a tudo sobre o casamento e assessoria final que se inicia 30 dias antes do evento para cuidar dos toques finais para que o evento seja um sucesso, ambas as assessoria devem ser contratadas assim que os noivos decidem se casar, pois o cerimonial pela experiência no mercado vai lhe orientar para seu evento ser um sucesso.

CLIC: Cite três aspectos/detalhes importantes para o sucesso de um evento de casamento.

Sherli: Planejamento o ideal é que os noivos comecem a buscar os profissionais pro seu evento um ano antes, após definirem data e quantidade de convidados, a partir daí já entra o trabalho do assessor de eventos que vai lhe orientar quais os melhores profissionais dentro do seu orçamento. Qualidade hoje em dia temos visto muitas pessoas contratando “profissionais” por “status” ou menor preço e durante o evento ou após temos visto clientes frustrados, por que o sonho se tornou um pesadelo, então antes de contratar profissionais pro seu evento, busque feedbacks com pessoas que já realizaram eventos com eles, busque informações, se você tiver um assessor isso não será necessário pois ele lhe indicará profissionais que ele já conhece. Organização, não deixando de contratar uma equipe de cerimonial por que ela vai garantir que você curta o seu evento tranquilamente, colocando em prática tudo que foi acordado com o cliente antes do evento e fiscalizando o serviço dos outros profissionais para que aja equilíbrio durante toda a festa.

CLIC: O que as pessoas estão deixando de fazer hoje e antigamente era considerado indispensável em casamentos?

Sherli: Algumas tradições foram se perdendo ao longo dos anos e por toda essa onda de inovação, vemos cada vez menos o uso do véu que segundo a simbologia protegia a noiva do mau olhado e de olhares de outros admiradores, a chuva de arroz que significa fartura foi substituída por pétalas, bolhas de sabão, sparkles ou estrelinhas, etc. E a valsa tradicionalmente protagonizada pelos noivos, hoje foi substituída por coreografias muito bem organizadas.

CLIC: Quando contratar uma assessoria de casamento ou 15 anos?

Sherli: No caso de uma assessoria completa o ideal é após definir data e quantidade de convidados, se for assessoria final assim que definirem data, quantidade de convidados e local do evento.

CLIC: Em sua opinião, as festas de 15 anos atuais ainda se enquadram na tradição, ou estão mais para megaproduções que fogem do cerimonial das festas de debutantes?

Sherli: Com toda essa modernidade a simbologia dos protocolos das festas de debutantes tem sido dispensáveis, e de fato se tornam megaproduções onde o tradicional não é usado, mas temos visto em nossa área algumas debutantes que ainda cultivam o sonho de princesa onde a tradição das festas de 15 anos ainda se enquadram, quando explicamos o significado de todos os protocolos o interesse aumenta e resgatamos aquela magia da busca pelo Príncipe encantado, da transição da infância para adolescência, do momento onde o pai através do simples ato de trocar o sapato da debutante avisa para os pretendentes que a moça está pronta para novas descobertas entre outros momentos que ficam marcados para sempre.

CLIC: A internet e as redes sociais têm alterado o modo como às pessoas se relacionam em todas as áreas e níveis. Em que medida o cerimonial incorpora essas ferramentas e mudanças, em que elas ajudam ou atrapalham no seu trabalho?

Sherli: Realmente a tecnologia mudou a nossa percepção das coisas, mas tem seu lado bom, pois em tempo real podemos mostrar e divulgar nosso trabalho, podemos pesquisar sobre todo e qualquer tipo de serviço e também expor nossa opinião sobre o que achamos de cada fornecedor, temos utilizado bastante as redes sociais para essa divulgação de serviços como o Instagram e o Facebook que hoje são essenciais para quem trabalha nessa área.

CLIC: Quais os primeiros fornecedores a contratar?

Sherli: Os primeiros devem ser aqueles de maior porte, tipo decoração, buffet, iluminação e etc, não esquecendo que o primeiro de todos é o cerimonial, para lhe orientar em relação aos fornecedores que realmente vai lhe dar segurança, antes, durante e após o evento, porque o evento acaba de fato depois da desmontagem de tudo que foi contratado.

CLIC: O que você considera essencial para o sucesso de um evento?

Sherli: Uma equipe de profissionais realmente comprometida em realizar o sonho de seus clientes, por que é disso que se trata, sonhos, e eles que nos impulsionam.

CLIC: Qual o tripé que faz a sua festa de casamento bombar até o final?

Sherli: Uma ótima equipe de profissionais, comida de qualidade e um Dj/banda que façam seus convidados não quererem ficar sentados nem por um segundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *