fbpx

Em Ipojuca, mais de 7 mil cães e gatos foram vacinados durante Dia D da campanha antirrábica

Por: Redação CLICPOSITIVO

 

Realizado neste sábado (15), o Dia ‘D’ de Vacinação contra a raiva obteve mais de 7 mil imunizações no município do Ipojuca, litoral sul de Pernambuco.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Serafim, a meta era imunizar 80% dos animais nos dezoito pontos de vacinação. “A imunização é importante, uma vez que permite o controle da circulação do vírus e previne a raiva humana”, ressaltou.

Cerca de 100 pessoas participaram do dia D, entre profissionais e voluntários. A prefeitura realiza até outubro uma estratégia pós-campanha.

 

A DOENÇA – A raiva é uma doença viral previsível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consiste em febre, dor de cabeça e mal-estar geral.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco recomenda que a pessoa agredida por um animal lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure com urgência o posto mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como agressividade ou tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

 

*Crédito: (Foto – Wilderson Pimentel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *