Enem 2018: Estudantes se preparam para realizar o exame neste domingo (4)

Por: Redação CLICPOSITIVO

 

Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos para realizar a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4). A avaliação será aplicada em 1.725 municípios brasileiros e avaliará o conhecimento dos estudantes que pretendem iniciar o estudo superior em todo o País.

O exame será dividido em dois dias, 4 e 11 de novembro. A primeira parte terá a aplicação das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com 5h30 de duração. Cada prova será composta por 45 questões, em um total de 180, todas de múltipla escolha. Cada questão terá cinco opções de resposta, mas somente uma correta. A redação deverá ter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas e o tema do texto dissertativo-argumentativo será relacionado a partir de uma situação-problema político, cultural ou social.

No dia 11, será a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática. O tempo de prova será de 5 horas, 30 minutos a mais do que o permitido na edição 2017 do exame.

A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões acontecerá no dia 14 de novembro e, no dia 18 de janeiro de 2019 haverá a divulgação dos resultados individuais. As divulgações dos resultados dos treineiros e dos espelhos de redação estão previstas para março de 2019, mas sem uma data confirmada.

Segundo o site oficial do Enem, é recomendado a todos os participantes que compareçam ao local de realização das provas até às 12h (Horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h e é proibida a entrada do participante que chegarem ao local de prova após o fechamento dos portões.

O site oficial informa que “só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Fique esperto! Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto”.

O Enem está aberto a todos aqueles que queiram verificar seu nível de conhecimento sobre os conteúdos do ensino médio. Em teoria, qualquer pessoa pode fazer a inscrição e prestar o Exame. Mas somente algumas pessoas podem efetivamente usar os resultados do Enem de forma prática. Apenas os estudantes que tenham concluído o ensino médio poderão aproveitar os pontos do Exame para ingressar em faculdades e em programas do governo federal. Há também o caso dos “treineiros”: estudantes menores de 18 anos e que ainda não estão no terceiro ano do ensino médio, mas que fazem o Enem como treinamento e forma de adquirir experiência para quando as provas forem para valer.

Hoje em dia, o exame é muito mais do que uma prova para verificar a qualidade do ensino médio no Brasil. Sua importância aumentou tanto que, em vários casos, substitui o vestibular e pode garantir o acesso direto a centenas de faculdades presenciais e a distância do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *